REGULAMENTO DO PRÊMIO HERMES FONTES DE LITERATURA SERGIPANA

I - APRESENTAÇÃO

1.       Pensando em contribuir para a valorização das Academias Literárias Sergipanas e em fomentar a produção e dar mais visibilidade à literatura ao Estado de Sergipe, foi criado o PRÊMIO HERMES FONTES DE LITERATURA SERGIPANA

2.        Serão premiados autores de obras de Poesia, Contos e Crônicas e e também a Academia de Letras à qual estiver vinculada a inscrição.

3.       O âmbito é o Estado de Sergipe, isto é, participarão academias instaladas em Sergipe e escritores residentes em Sergipe. Acadêmicos vinculados às academias que se inscreverem no concurso não poderão participar do mesmo.

4.       O Prêmio é uma iniciativa da Editora e Gráfica Infographics de Aracaju, situada à rua Edezio Vieira de Melo, 480 no bairro Suissa, através dos sites  www.livrosdesergipe.com.br e www.infographics.com.br.


II – INSCRIÇÃO

1.       O candidato deverá enviar um texto inédito, ou seja, que nunca tenha sido publicado. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet. Textos pulicados  em plataformas digitais não poderão ser inscritos, ainda que disponíveis para download gratuito.

2.       O  texto deverá ser anexada à inscrição online, cujo formulário está disponível nos site sites nomeados.

3.       Orienta-se que o texto seja digitado em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço duplo, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5. O arquivo deverá estar no formato Word 2007 em diante (.docx). Arquivos em outros formatos não serão aceitos.

4.      A extensão dos textos terá no  máximo 04 (quatro) laudas, até 850 palavras, em formato A4, numeradas no canto superior direito da página.

5.      Entende-se por POESIA uma composição lírica em versos estruturados de forma harmoniosa e que manifeste beleza e estética. E por CONTO uma narrativa ficcional curta, completa e fechada em uma célula dramática, um só conflito, uma só ação. E por CRONICA uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica.

6.       O texto não deve ter ilustrações, gráficos ou quaisquer tipos de imagens, sem rodapés. Inscrições fora desses parâmetros serão invalidadas.76.       Na primeira página da obra deverá constar o título e um pseudônimo, a fim de garantir a lisura no processo de julgamento. O nome do arquivo deve ser apenas o título da obra inscrita, sem o nome verdadeiro do candidato. Em nenhum local da obra ou no nome do arquivo poderá constar o nome verdadeiro do candidato, caso em que a inscrição será invalidada.

7.   Após a realização da inscrição, não será permitida a substituição do arquivo com o texto.

8.   A votação final será aberta ao público e feita nos sites: www.infographics.com.br ou www.livrosdesergipe.com, valendo cinco pontos para o mais votado. Os outros cinco pontos serão atribuídos por uma comissão de intelectuais, uma seleção previamente designada, preservando os critérios técnicos da arte.

9.   Se o número de classificados que chegarem das academias for mais de nove poderá haver uma pre seleção pela mesma comissão técnica antes de submeter à votação do público. 


III - A DINÂMICA

Cada Academia Literária de Sergipe interessada em concorrer ao PRÊMIO HERMES FONTES DE LITERATURA SERGIPANA deverá formalizar a inscrição nos sites nomeados. O escritor interessado em concorrer deverá inscrever seu(s) texto(s), no máximo 1 (um) por categoria, em uma das academias literárias participantes (a lista com endereços das academias participantes e seus respectivos contatos estarão disponíveis no site www.infographics.com.br).

1.       Primeira fase, inscrição da academia (até o dia 30 de maio de 2017) :  Cada Academia Literária de Sergipe deverá acessar o site www.infographics.com.br ou www.livrosdesergipe.com e fazer a inscrição da instituição preenchendo o formulário disponibilizado.

2.       Segunda fase, inscrição dos escritores interessados nas academias (até 30 de julho de 2017), o escritor que quiser concorrer ao PRÊMIO deverá se dirigir a qualquer uma das Academias Literárias de Sergipe que esteja participando e inscrever seu texto; cada escritor pode concorrer com até 03 (três) textos, sendo 01 (um) em cada categoria. Consultar o site da Academia nos www.livrosdesergipe.com.br e www.infographics.com.br ou endereço desigado.

3.       Terceira fase, entrega dos textos selecionados pelas academias literárias, (até 30 de agosto de 2017) nos sites www.infographics.com.br ou www.livrosdesergipe.com.

4.       Quarta fase, Votação aberta ao público e pela comissão técnica , incluindo eventual pre seleção (até 30 setembro de 2017)

5.       Quinta fase, divulgação do resultado, (até 15 de outubro de 2017).  Serão divulgados os nomes dos autores, respectivos títulos dos textos vencedores e as Academias contempladas nos sites www.infographics.com.br e www.livrosdesergipe.com.

6.       Sexta fase, entrega da premiação, (em novembro de 2017), no 6º Encontro Sergipano de Escritores, em novembro de 2017, com dia e local a serem definidos, serão entregues os prêmios.


IV – PREMIAÇÃO.  

Os 03 (três) escritores que tiverem seus textos vencedores receberão o TROFÉU HERMES FONTES DE LITERATURA SERGIPANA, DIPLOMA E MEDALHA;

Os 06 (seis) escritores que tiverem seus textos classificados com segundos e terceiros lugares receberão MEDALHA E DIPLOMA;

Todos os textos indicados pelas Academias Literárias estarão automaticamente classificados e serão publicados na Seleta do 5º Encontro Sergipano de Escritores Sergipanos;

As Academias Literárias de Sergipe pelas quais os textos vencedores foram inscritos serão premiadas com a PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO (com capa colorida, formato fechado 15x21cm, miolo até 108 páginas em preto e branco, impressos em papel offset 75g e tiragem de 100 unidades – os arquivos de composição do livro deverão vir digitalizados). Em seu conteúdo deve estar o texto vencedor por ela credenciado.


A COMISSÃO,

Karina Dias

Antônio Saracura

Domingos Pascoal